quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HISTORIA DA VASP


 
Em 4 de Novembro de 1933 nascia, em São Paulo, a VASP - Viação Aérea São Paulo. A companhia era privada e possuía dois Monospar 6AL/MKII de fabricação inglesa, adquiridas antes mesmo da empresa ser fundada. Em 12 de Novembro, os dois Monospar decolaram do aeródromo Campo de Marte, na capital paulista, com destino a Ribeirão Preto e Uberaba. Após os vôos inaugurais, a Vasp só voltou a voar, e dessa vez em definitivo, em 31 de Março de 1934. As primeira linhas da companhia eram : São Paulo - Ribeirão Preto - Uberaba e São Paulo - São Carlos - Rio Preto. Em Novembro do mesmo ano, a companhia também recebeu um De Havilland DH-84, também de fabricação inglesa. Mas a empresa acumulava prejuízos operacionais e acabou pedindo ajuda do governo paulista antes mesmo de completar um ano de operação. Sendo assim, em 10 de Março de 1935, a Vasp foi comprada pelo governo paulista e se tornou uma empresa estatal.
Nas mãos do governo, a companhia recebeu investimentos e adquiriu dois Junkers JU-52/53, de fabricação alemã, em Agosto de 1936. Os Junkers fizeram história inaugurando o aeroporto de Congonhas. Em 5 de Agosto de 1936, um Junkers decolou de Congonhas rumo ao Santos Dumont, no Rio, e o outro do Santos Dumont rumo à Congonhas. Com isso estava inaugurada a famosa ponte aérea Rio de Janeiro - São Paulo. A Vasp era tão presente em Congonhas, que o local ficou conhecido como "Campo da Vasp".
Em 1939 a companhia chegou ao sul do Brasil, voando para Curitiba e Florianópolis. No ano seguinte a Vasp chegou a Porto Alegre.
Com a Segunda Guerra Mundial, a Vasp teve as entregas dos Junkers adiada para 1944 e encontrava dificuldades para obter peças para as suas aeronaves, todas de fabricação européia. No final da guerra, a companhia passou a utilizar aeronaves americanas, o famoso DC-3. Os DC-3 acabaram substituindo todas as outras aeronaves da frota e a Vasp adquiriu um total de vinte e sete unidades.
A estrela da década de 50 na Vasp é o Saab 90. A Vasp operou simplesmente TODOS os Saab 90 produzidos no mundo ! A Vasp escolheu o Saab 90 porque ele era capaz de decolar do Santos Dumont sem nenhuma restrição e tinha um preço menor do que o Convair 240. O Saab foi homologado em Novembro de 1946 e utilizado pela AB Aerotransport of Sueden (empresa sueca), em 1948. Em 21 de Junho de 1950 a Vasp adquiriu o primeiro e até 1958 a companhia já havia comprado todos eles, num total de dezoito unidades. Com o Saab a Vasp passou a operar quinze vezes por dia entre Rio e São Paulo e chegou à Campo Grande, Cuiabá, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife e Natal.
Na década de 60, a estrela foi o Viscount. Em 1955 havia encomendado o Viscount 800, a primeira aeronave à turbina do Brasil A Vasp comprou um total de cinco Viscount 800 e dez Viscount 700. Com o Viscount, a Vasp começou a voar para Brasília e foi a primeira a fazer a rota Rio de Janeiro - Manaus em apenas um dia. Na década de 60 a companhia também comprou o YS-11, de fabricação japonesa, e por esse motivo a aeronave ficou conhecida como "Samurai".
Em 7 de Janeiro de 1962 a Vasp comprou o grupo Lloyd Aéreo e incorporou na frota o Curtiss C-46, DC-4 e DC-6.
Com a "falência" da Panair do Brasil, em 1965, a Vasp tentou ganhar linhas internacionais, mas não obteve sucesso.
A Vasp entrou na era à jato em 1967, com a incorporação de dois BAC 1-11, porém eles duraram pouco na frota (até 1969).
Em 1969 a Vasp adquiriu o primeiro Boeing 737 do Brasil. O 737-200 chegou em 21 de Abril de 1969 e fez um enorme sucesso entre os passageiros. A Vasp então adquiriu mais unidades, chegando à 23 exemplares, na época a maior frota de 737 da América Latina. Além do Boeing 737-200, a Vasp também foi a pioneira em trazer o Boeing 737-300, que se tornou a principal aeronave para vôos nacionais no Brasil na década de 90. O 737-300 também foi sucesso absoluto entre os passageiros e a Varig rapidamente também os encomendou para fazer frente à Vasp.
Em Novembro de 1982 chegaram os dois Airbus A300B2 da Vasp, a primeira aeronave "wide-body" da empresa. Em Janeiro de 1983, chegou o terceiro e a Vasp colocou os três Airbus nas rotas de maior demanda. Aeronave fez grande sucesso entre os passageiros, pois era mais confortável que os Boeing 727 e 737, além disso era a maior aeronave da frota da companhia.
Em 1988 o governo paulista assumiu o compromisso de privatizar a Vasp e para isso tentou melhorar a situação financeira da companhia, que vinha dando prejuízos.
Em 1 de Outubro de 1990, a segunda maior companhia aérea do Brasil foi comprada pelo consórcio Voe/Canhedo. Nesse ano a companhia passou por uma grande reestruturação e alugou um dos seus A300 para a LAB. Com a privatização, a frota da companhia mais que dobrou ! Chegaram novos Boeing 737-300, Boeing 737-400 e DC-8, DC-10-30 e em apenas um ano a Vasp passou de pouco mais de trinta para quase sessenta aeronaves ! E a Vasp não parou por ai ... A companhia começou uma grande expansão no mercado internacional e encomendou os novos MD-11.
Em Julho de 1992 a Vasp chegou à Ásia com vôos para Seoul, via Los Angeles. Nesse mesmo ano a companhia também começou a receber os seus MD-11 e iniciou vôos para Bruxelas.
Porém em 1993 grande parte da frota teve que ser devolvida, pois a companhia não estava pagando o aluguel das aeronaves. Com isso quatorze Boeing 737-300 tiveram que ser devolvidos, além de todos os 737-400, DC-8 e DC-10. Quase todas as aeronaves que sobraram na frota eram de propriedade da própria Vasp (A300, 737-200, 737-300).
Em 1994 a companhia continuou a sua expansão internacional, recebendo mais dois MD-11 e iniciando vôos para Miami e Nova York.
Em 1995 inaugurou vôos para Barcelona, Toronto e Zurich. Mas a grande novidade foi a formação da Vasp Air System, com a compra da TAN (Argentina), LAB (Bolívia) e Ecuatoriana (Equador). As três companhia ganharam uma nova pintura, idêntica a da Vasp.
Em 1996 a Vasp chegou à Atenas, Casablanca, Frankfurt e Osaka. A companhia investia em destinos internacionais não servidos pelas outras companhias como Atenas, Casablanca, Osaka e Seoul e também oferecia preços baixos para atrair os passageiros. Nesse ano a companhia também criou a subsidiária Vaspex.
Em 1998 a Vasp é ultrapassada pela Tam no mercado nacional.
Em 1999 a companhia sofreu com a desvalorização do Dólar e foi obrigada a devolver todos os MD-11, por falta de pagamento de leasing. A Vasp então foi obrigada a cancelar todos os vôos internacionais, menos para Buenos Aires. A frota da companhia ficou somente com as aeronaves que pertenciam à ela : os 737-200, A300, 727 e quatro 737-300. Com isso, a Vasp passou a ser a terceira maior companhia aérea do Brasil, sendo ultrapassada pela Tam.
Em 2001 a companhia passou a operar somente vôos nacionais e desfez o Vasp Air System. A Vasp se gabava por não pagar leasing, pois era dona de toda a sua frota. Porém a frota da companhia estava ficando cada vez mais velha. Nesse ano também a Vasp começou a enfrentar forte concorrência da novata Gol.
A partir daí a companhia ficou estagnada, sem dinheiro para renovar ou até mesmo aumentar a frota. Em 2003, foi ultrapassada pela Gol (que tinha somente dois anos de vida) e passou a ser a quarta maior do Brasil.
Em Setembro de 2004 o DAC impediu que oito 737-200 da companhia voassem até que fosse realizado a manutenção exigida pelo fabricante. Sem dinheiro, a Vasp teve que aposentar as aeronaves. Mas a situação foi ficando cada vez pior... As aeronaves da companhia tinham em média trinta anos e a companhia não tinha dinheiro para realizar a manutenção. Com isso a Vasp começou a canibalizar as aeronaves, ou seja, desmontar algumas aeronaves para pegar peças e colocar em outras.
A Vasp entrou em 2005 com apenas quatorze aeronaves em operação e só decolava se a ocupação ficasse acima de 50%. Com isso, menos de 20% dos vôos programados eram operados.
Em Fevereiro de 2005, o DAC cassou o certificado de operação da companhia e ela foi obrigada a suspender as atividades. A companhia entrou em recuperação judicial e pretendia voltar a opera como uma "low cost, low fare".
Em 2006 o seu centro de manutenção voltou a operar.
Em 4 de Setembro de 2008 foi decretada a falência da empresa.


A VaspEx foi criada em 1996 como uma subsidiária cargueira da Vasp. A empresa surgiu com um conceito inédito de entrega "porta a porta". Nos autos e baixos da Vasp na década de 90, a Vaspex chegou a operar um DC-10-30F, mas por pouco tempo. A sua frota ficou mantida em dois Boeing 727-200F e dois 737-200F. A companhia sentiu forte concorrência com a criação da Varig Log e Tam Express. Em 2005 a companhia parou de voar, junto com a Vasp.
Monospar ST4
1933-décadade 40

Prefixos:
PP-SPA e PP-SPB
Total de Aeronaves Operadas: 2
O Monospar foi o primeiro avião da Vasp. Dois deles já haviam sido comprados antes mesmo da empresa existir oficialmente. A companhia realizou os primeiros vôos com dois deles decolando simultaneamente do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, para Ribeirão Preto e Uberaba. Os Monospar foram batizados de "Bartolomeu de Gusmão" e "Edu Chaves". ESPECIFICAÇÕES :
Fabricante :
General Aircraft
Motores : 2xPobjoy Niagara
Lotação máxima : 1 piloto + 3 passageiros
Velocidade de cruzeiro : 120 km/h

De Havilland Dragon DH-84
1934-1939

Prefixo:
PP-SPC
Total de Aeronaves Operadas: 1
O DH-84 foi o segundo modelo de aeronave e a terceira operada pela Vasp. O primeiro foi recebido em 1934 e utilizado na rota São Paulo - Ribeirão Preto - Uberaba. O avião foi repassado para FAB em 1939.ESPECIFICAÇÕES :
Fabricante : De Havilland
Motores: 2x Gipsy Major I de 4 cilindros
Comprimento: 10,52 m; envergadura: 14,42 m; altura: 3,08 m
Teto operacional: 4420m
Alcance: 877km
Lotação máxima: 2 pilotos + 10 passageiros
Velocidade de cruzeiro: 180 km/h

Junkers JU-52/53
1936-1947


Prefixo: PP-SPD, PP-SPE, PP-SPF, PP-SPG, PP-SPH, PP-SPI
Total de Aeronaves Operadas: 6
ESPECIFICAÇÕES :
Fabricante :
Junkers
Lotação máxima : 20 passageiros
Velocidade de cruzeiro : 211 km/h
O JU-52/53 foi o primeiro modelo incorporado pela Vasp depois de ser privatizada. Foi também o primeiro modelo que não era de origem Britânica. Os dois primeiros foram incorporados em Agosto de 1936 e fizeram história inaugurando a ponte aérea Rio-São Paulo, a rota mais movimentada do Brasil. Um decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o outro do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, simultaneamente. Os dois levaram duas horas para chegar nos destinos. O Junkers de matricula PP-SPD foi a aeronave que inaugurou o aeroporto de Congonhas às 8h40 de 5 de Agosto de 1936, rumo ao Rio de Janeiro.
Em Setembro de 1937 a Vasp recebeu o terceiro JU-52 e duplicou as frequências entre Rio e SP.
O quarto JU-52 chegou em 1939. E outros dois, que haviam sido encomendados em 1936, só chegaram em 1944 devido à Segunda Guerra Mundial.
Com os Junkers a Vasp expandiu suas linhas para o Cento-Oeste e Sul do Brasil, além das linhas para Belo Horizonte.

Douglas DC-3/C-47
1946-1965
Click here for full size photo!Click here for full size photo! Total de Aeronaves Operadas: 27 Após a Segunda Guerra Mundial, a Vasp passou a adquirir aeronaves americanas. As quatro primeiras chegaram em 1946 e mais treze antes de 1950. Os DC-3 substituíram os Junkers. ESPECIFICAÇÕES :
Fabricante :
Douglas
Lotação máxima : 26 à 28 passageiros
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-NAM
DC-3D

FAB
PP-NAT
C-53D-DO
ex PP-PBU Panair do Brasil
Projeto Rondon (PT-KTY)
PP-NMA
C-53-DO
ex PP-PCT Panair do Brasil
PP-SPK
C-47B-DK
US Air Force
destruído
PP-SPL
C-47B-DK
US Air Force
destruído
PP-SPM
C-47B-DK
US Air Force
destruído
PP-SPN
C-47B-DK
US Air Force
FAB
PP-SPO
C-47B-DK
US Air Force
Projeto Rondon (PT-KUB)
PP-SPP
C-47B-DK
US Air Force
destruído
PP-SPQ
C-47B-DK
US Air Force
destruído
PP-SPR
C-47A-DL
US Air Force
destruído
PP-SPS
C-47B-DK
US Air Force
FAB
PP-SPT
C-47A-DL
US Air Force
destruído
PP-SPU
C-47B-DL

destruído
PP-SPV
C-47B-DK
US Air Force
destruído
PP-SPW
C-47B-DK
destruído
PP-SPX
C-47A-DK
RAF
destruído
PP-SPY
C-47A-DL
RAF
destruído
PP-SPZ
C-47-DL
uso privado
destruído
PP-SQA
C-47-DL
US Air Force
destruído
PP-SQG
DC-3-178
PSA
uso privado
PP-SQH
DC-3-178
Nacional (PP-ANU)
PP-SQI
C-47A-DK
Rainier Air Freight Lines
PP-SQJ
C-47A-DK
Admiral Airways
FAB
PP-SQK
C-47-DL
Resort Airlines
Projeto Rondon (PT-KUC)
PP-SQL
DC-3-277C
Real  (PP-YQO)
PP-SQM
C-47-DL
American Flyers Airline
FAB
PP-SQO
C-47A-DL
Union Southern
Projeto Rondon (PT-KUD)
PP-SQP
C-48B-DO (DST-A)
destruído

Scandia SAAB90A-2
1950-1969

Click here for full size photo! Total de Aeronaves Operadas: 18
A Vasp foi simplesmente a operadora de TODAS as 18 unidades fabricadas, até mesmo o protótipo! A Vasp optou pelo Scandia principalmente pelo fato de decolar do aeroporto Santos Dumont sem restrições e também por ter um preço bem mais convidativo do que seu concorrente, o Convair 240.O primeiro, "PP-SQC", chegou ao Brasil em 21 de Junho de 1950. O último Scandia realizou seu último vôo em 24 de Julho de 1969, na rota São Paulo - Londrina - Maringá - São Paulo.ESPECIFICAÇÕES :
Fabricante :
SAAB
Comprimento: 21,3m Envergadura: 28m Altura: 7,1m
Motores : 2xPratt Whitney R-2180-E1 Twin Wasp
Lotação máxima : 24 à 32 passageiros
Velocidade de cruzeiro : 390 km/h
Alcance máximo : 2400 km
Peso máximo decolagem : 16.000kg
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SQC
SAAB 90A-2
ex PP-AVT Aerovias
desmontado
PP-SQD
SAAB 90A-2
ex PP-AXE Aerovias
desmontado
PP-SQE
SAAB 90A-2
ex PP-AVW Aerovias
destruído
PP-SQF
SAAB 90A-2
ex PP-AVN Aerovias
desmontado
PP-SQN
SAAB 90A-2

desmontado
PP-SQQ
SAAB/F.90A

desmontado
PP-SQR
SAAB/F.90A

preservado
PP-SQS
SAAB/F.90A

destruído
PP-SQT
SAAB/F.90A

desmontado
PP-SQU
SAAB/F.90A
desmontado
PP-SQV
SAAB 90A-2
SAS
destruído
PP-SQW
SAAB 90A-2
SAS
desmontado
PP-SQX
SAAB 90A-2
SAS
desmontado
PP-SQY
SAAB 90A-2
SAS
destruído
PP-SQZ
SAAB/F.90A
SAS
desmontado
PP-SRA
SAAB 90A-2
SAS
destruído
PP-SRB
SAAB 90A-2
SAS
desmontado
Viscount 700 / 800
1958-1969

Click here for full size photo!Click here for full size photo!   Total de Aeronaves Operadas: 10 (700) / 6 (800)O primeiro Viscount foi recebido em Outubro de 1958. Eles foram a estrela da frota da companhia nos anos 60. Os modelos operados pela Vasp foram, inicialmente, os 800 com capacidade para 71 passageiros, e posteriormente, os da série 700 para 40 passageiros. Os modelos foram conhecidos como Vaicão e Vaiquinho. Eles foram os últimos modelos a operar na ponte aérea Rio-São Paulo, antes do monopólio dos Electras II.
ESPECIFICAÇÕES :
Fabricante :
Vickers-Armstrongs
Velocidade : 566 km/h
Alcance máximo : 2790 km
Passageiros : 56 (700) / 85 (800)
Peso máximo decolagem : 32786 kg
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SRC
Viscount 827

PP-SRD
Viscount 827

destruído
PP-SRE
Viscount 827

destruído
PP-SRF
Viscount 827

PP-SRG
Viscount 827

destruído
PP-SRH
Viscount 827
Vickers-Armstrongs
PP-SRI
Viscount 701
BEA
preservado
PP-SRJ
Viscount 701
BEA
preservado
PP-SRK
Viscount 701
encomenda cancelada

PP-SRL
Viscount 701
BEA
desmontado
PP-SRM
Viscount 701
BEA
destruído
PP-SRN
Viscount 701
BEA
preservado
PP-SRO
Viscount 701
BEA
desmontado
PP-SRP
Viscount 701
BEA
desmontado
PP-SRQ
Viscount 701
BEA
destruído
PP-SRR
Viscount 701
BEA
destruído
PP-SRS
Viscount 701
BEA
desmontado

Curtiss C-46 Commando / Douglas DC-4 / Douglas DC-6
1962-1977(C46 e DC4) / 1962-1977(DC6)

Click here for full size photo!Click here for full size photo!DC-4Click here for full size photo!DC-6 C-46
Com a aquisição do grupo Lloyd Aéreo em 7 de Janeiro de 1962, a Vasp incorporou modelos novos à frota: oito Curtiss C-46, oito DC-4 e quatro DC-6. Os DC-4 e C-46 ficaram em operação na Vasp por apenas 8 anos, enquanto os DC-6 permaneceram até o final da década de 70.Total de Aeronaves Operadas: 14 (C46) / 8 (DC4) / 4 (DC6)
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-BLE
C-46A-CK
Vibas
PP-LDG
C-46A-CU
La Cumbre
PP-LDL
C-46D-CU
Linha Aérea Transcontinental Brasileira
destruído
PP-LDP
C-46A-CU
ex PP-VCJ Varig
desmontado
PP-LDQ
C-46A-CU
destruído
PP-LEP
C-46A-CU
desmontado
PP-NAO
C-46D-CU
Itau
SAVA
PP-NAP
C-46A-CK
Aeronorte
SAVA
PP-NMC
C-46A-CU
Aaxico
desmontado
PP-NME
TC-46A-CU
destruído
PP-NMF
C-46A-CU
destruído
PP-NMG
C-46A-CU
desmontado
PP-NMH
C-46A-CU
SAVA
PP-NML
C-46A-CU
desmontado
PP-BLG
C-54-DO (DC-4)
Capital Airlines
desmontado
PP-LEL
C-54B-DO (DC-4)
Western Airlines
uso privado
PP-LER
C-54B-DO (DC-4)
desmontado
PP-LES
DC-4 (civil C-54)
desmontado
PP-LET
DC-4 (civil C-54)
destruído
PP-LEW
C-54A-DC (DC-4)
ex PP-YRO Real
destruído
PP-LEY
C-54B-DO (DC-4)
ex PP-AXQ Real
uso privado
PP-LFA
DC-6A/C

La Cumbre
PP-LFB
DC-6A/C

preservado
PP-LFC
DC-6A/C

Atlas
PP-LFD
DC-6A/C

La Cumbre

BAC 1-11 e NAMC YS11 "Samurai"
1967-1973 e 1967-1976
Click here for full size photo!BAC 1-11
Click here for full size photo!YS-11 Total de Aeronaves Operadas: 2 (BAC) / 9 (YS)
Na transição entre turbo-hélice e jato, a Vasp adquiriu em 1967 dois BAC 1-11 e oito YS11 e quatro Boeing 737-200, a aeronave mais famosa da frota da Vasp. Com a aquisição dessas aeronaves, a Vasp passou a servir 32 cidades. Na Vasp, os YS-11 ficaram conhecidos como "Samurai" devido à origem japonesa.BAC 1-11
Motores:
Rolls-Royce RB.163 Spey Mk 511-14
Velocidade de cruzeiro:
882 km/h
Passageiros:
60
NAMC YS-11
Comprimento:
26,3m Envergadura: 32m Altura: 8,99m
Motores: 2x Rolls-Royce Dart Mk.542-10K
Velocidade de cruzeiro: 454 km/h
Passageiros: 74
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SRT BAC 111-422EQ uso privado
PP-SRU BAC 111-422EQ uso privado
PP-CTA
YS-11-125
PP-SMI
YS-11A-200
destruído
PP-SMJ
YS-11A-211
JAL
destruído
PP-SML
YS-11A-212
JAL
destruído
PP-SMM
YS-11A-212
JAL
PP-SMN
YS-11A-212
JAL
PP-SMO
YS-11A-212
PSA
PP-SMX
YS-11-125
ex PP-CTC Cruzeiro
NAMC
PP-SMZ
YS-11-125
ex PP-CTD Cruzeiro
Toa Airways

Boeing 737-200
1969-2005
Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo! Total de Aeronaves Operadas: 44 O Boeing 737-200 é o avião mais famoso de todos os tempos da frota da Vasp. A companhia foi a pioneira na operação do 737 no Brasil. O primeiro Boeing 737 do Brasil foi um Boeing 737-200, registro "PP-SMA", trazido pela Vasp em 1969. Essa aeronave ficou 35 anos! na Vasp. A aeronave foi impedida de voar pelo DAC em 2004, por falta de manutenção.
Um estudo desenvolvido pela Vasp demonstrava que as turbinas perdiam rendimento onde a temperatura média era bastante elevada e a sustentação oferecida pelo ar era bem menor, criando problemas para a estabilidade do avião. A Boeing então criou o Boeing 737-200 Super Advanced com turbinas mais potentes, sistemas de freios mais adequados e outras modificações.
O Boeing 737-200 passou a ser a principal aeronave da
Vasp. Ela chegou a operar 22 Boeing 737 em 1976, a maior frota da América do Sul e uma das maiores do mundo na época. O Boeing 737-200 fez muito sucesso num Brasil que, na época, quase não haviam jatos no mercado nacional. Eles ficaram conhecidos como "Breguinhas".
O 737-200 continuou absoluto na década de 80, 90 e até a falência da empresa. A
Vasp não possuía recursos para renovar a frota e a frota permaneceu a mesma. No final de 2004, nos seus últimos meses, a frota da companhia era composta de apenas seis 737-200, estes permaneceram operando até a empresa paralisar as operações em Fevereiro de 2005. O Boeing 737-200 também foi operado pela VaspEx. A empresa chegou a operar quatro Boeing 737-200 cargueiros, sendo a primeira companhia aérea a operar um Boeing 737 cargueiro no Brasil.Motores: 2x Pratt & Whitney JT8D-17
Peso max. decolagem : 49.442 kg
Configurações utilizadas : 96 ou 105 ou 107 ou 112 ou 118 (uma classe)
Capacidade de carga : 15 toneladas
Matricula
Modelo
Origem
Destino
OBS:
PP-SRW
B737-204
Thomson Airways
Thomson Airways

PP-SPA
B737-205

PP-SPC
B737-205

PP-SPB
B737-205

PP-SMT
B737-214
PSA
abandonado

PP-SMQ
B737-214
PSA
abandonado

PP-SMR
B737-214
PSA
abandonado

PP-SMS
B737-214
PSA
abandonado

PP-SNW
B737-244

PP-SRX
B737-248

PP-SNY
B737-248C

PP-SNP
B737-269
uso privado
GECAS

PP-SMU
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMV
B737-2A1
Boeing
destruído

PP-SMX
B737-2A1
Boeing
destruído

PP-SMY
B737-2A1
Boeing
destruído

PP-SMZ
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SNA
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SNB
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMA
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMC
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMD
B737-2A1
Boeing

PP-SME
B737-2A1
Boeing
destruído

PP-SMF
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMG
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMH
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMP
B737-2A1
Boeing
abandonado

PP-SMB
B737-2A1(F)
Boeing
abandonado
convertido para carga
PP-SNC
B737-2A1C
Boeing
destruído

PP-SND
B737-2A1C
Boeing
destruído

PP-SMW
B737-2H4C
abandonado
convertido para carga
PP-SRV
B737-2K2
Transavia
Transavia

PP-SPG
B737-2L7
Our Airline
abandonado

PP-SPF
B737-2L7C
Our Airline
abandonado

PP-SNK
B737-2L9
Maersk Air
GECAS

PP-SNO
B737-2L9
Maersk Air
GECAS

PP-SPH
B737-2L9
Our Airline
abandonado

PP-SPJ
B737-2M9
Zambia Airways
destruído

PP-SFI
B737-2Q3
Japan Transocean
abandonado

PP-SFS
B737-2Q3
encomenda cancelada
PP-SPI B737-2Q3 Japan Transocean abandonado pintura "na Vasp você é 10"

Embraer EMB-110 "Bandeirante"
1973-1976
Em Novembro de 1973 a Vasp começou a utilizar aeronaves EMB-110, fabricados pela Embraer, num total de dez aeronaves. A companhia adotou as aeronaves por pressão do governo brasileiros para incentivar a industria nacional. Os EMB-110 substituíram as aeronaves que faziam os vôos regionais da Vasp. Porém os EMB-110 só operaram por três anos na companhia. Total de Aeronaves Operadas: 10
Passageiros: 16
Matricula             Modelo                  Destino
PP-SBA                EMB110C              Tam
PP-SBB                EMB110C              Tam
PP-SBC                EMB110C              Tam
PP-SBD                EMB110C              Exteme Taxi Aéreo
PP-SBE                EMB110C             
PP-SBF                EMB110C              Taf
PP-SBG                EMB110C              preservado (Museu da Tam)
PP-SBH                EMB110C              Tam
PP-SBI                EMB110C               Embraer
PP-SBJ                EMB110C               Oeste Redes Aéreas

Boeing 727-200
1975-2005
Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo! O Boeing 727 era a opção inicial para a substituição dos BAC 1-11, porém a idéia inicial era encomendar modelos Boeing 727-100. Somente em 1975 a Vasp adquiriu os Boeing 727-200Adv (Advanced), com alta performance. Os 727 foram os maiores jatos da companhia até a chegada do A300 e faziam rotas com alta demanda e longas como São Paulo-Brasília-Manaus. Em 1996 a Vasp voltou a operar com Boeing 727, mas dessa vez com a versão cargueira na aeronave, que operava nas cores da VaspEx. Os 727 ficaram na VaspEx até o fim da companhia, em 2005.
Total de Aeronaves Operadas: 14
Motores: 152
Passageiros : 152
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-AIW
B727-2J4
Sterling Airways
PP-SFQ
B727-2J4
abandonado
PP-SMK
B727-212
IAL
PP-SNE
B727-2A1
Boeing
PP-SNF
B727-2A1
Boeing
PP-SNG
B727-2A1
Boeing
PP-SNH
B727-2A1
Boeing
PP-SNI
B727-2A1
Boeing
PP-SNJ
B727-2A1
Boeing
PP-SRK
B727-212
destruído
PP-SFC B727-264F Volvo Aero abandonado
PP-SFE B727-243F Continental Pegasus Aviation
PP-SFF B727-2J7F Tiger Air Tiger Air
PP-SFG B727-2Q4F Wilmington Trust abandonado

Airbus A300B2
1982-2005

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Após diversos estudos entre o Boeing 757, Boeing 767 e A300, a Vasp escolheu o Airbus A300. Os três A300B4 ou A300-200 chegaram em 1982 e 1983. Foram as primeiras aeronaves "wide-body" (fuselagem larga) e também as maiores aeronaves operadas pela Vasp. Os três aviões operaram na empresa até a sua falência em 2005.Total de Aeronaves Operadas: 3
Passageiros : 234 (duas classes) ou 240 (duas ou uma classe)
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SNL
A300B2-203
Airbus
abandonado
PP-SNM
A300B2-203
Airbus
abandonado
PP-SNN
A300B2-203
Airbus
abandonado

Boeing 737-300
1986-2005
Click here for full size photo!Click here for full size photo! O Boeing 737-300 foi muito popular no Brasil, sendo a principal aeronave para vôos nacionais nas décadas de 80, 90 e inicio dos anos 2000. A Vasp foi a primeira a trazer um Boeing 737-300 para o Brasil em 1986. Ele foi utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro - São Paulo e fez muito sucesso. O Boeing 737-300 era muito mais moderno e eficiente que os Electras II da Varig, que operavam na rota. A Varig, que estava tentando adiar ao máximo a substituição dos Electras, acabou tendo que substituí-los pelos Boeing 737 também.
A intenção da Vasp era adquirir mais unidades do Boeing 737-300 e substituir os Boeing 737-200, porém a companhia já estava em crise financeira e não tinha dinheiro para renovar a frota. Total de Aeronaves Operadas: 26
Configurações utilizadas : 132 ou 136
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SFJ
B737-3K9
Western Pacific
Bavaria Fluggesellschaft
PP-SFK
B737-33R
Western Pacific
Freedom Air
PP-SFL
B737-3S3
Western Pacific
Varig (PP-VQW)
PP-SFM
B737-3Q8
Western Pacific
ILFC
PP-SFN
B737-3L9
Maersk Air
uso privado
PP-SNQ
B737-317
GECAS
PP-SNR
B737-317
Canadian
 WFBNW
PP-SNS
B737-317
Canadian GECAS
PP-SNT
B737-317
Canadian GECAS
PP-SNU
B737-317
Canadian GECAS
PP-SNV
B737-3Y0
GECAS
GECAS
PP-SNW
B737-33A

TNT
PP-SNY
B737-3H9
Jat Airways
Jat Airways
PP-SNZ
B737-33A

TNT
PP-SOA
B737-3Y0
Braathens Sweden
GECAS
PP-SOB
B737-3Y0
Braathens Sweden
 European Airlines
PP-SOC
B737-33A
Boeing
AWAS
PP-SOD
B737-33A
Boeing
AWAS
PP-SOE
B737-33A
Boeing
AWAS
PP-SOF
B737-33A
Boeing
AWAS
PP-SOG
B737-33A
Boeing
AWAS
PP-SOK
B737-33A
Boeing
Transbrasil (PT-TEQ)
PP-SOL
B737-33A
Boeing
Transbrasil (PT-TER)
PP-SOR
B737-3L9
Maersk Air
Maersk Air
PP-SOT
B737-3L9
Maersk Air
abandonado
PP-SOU
B737-3L9
Maersk Air
uso privado

Boeing 737-400
1991-1993
Douglas DC-8-71F
1991-1993
Com a privatização na década de 90, a Vasp iniciou uma grande expansão e chegou a operar três Boeing 737-400. Porém eles logo foram devolvidos, pois a Vasp não conseguiu pagar o leasing.Total de Aeronaves Operadas: 3
Passageiros : 156
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Os DC-8 foram arrendados para o transporte de carga, em 1993 eles foram devolvidos por falta de pagamento do leasing.
Total de Aeronaves Operadas: 3
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SOH
B737-4Y0
SAHSA
Malaysia Airlines
PP-SOI
B737-4Y0
SAHSA
Malaysia Airlines
PP-SOJ
B737-4Y0

GECAS PT-WBJ
PP-SOO DC-8-71F United GECAS
PP-SOP DC-8-71F United GECAS
PP-SOQ DC-8-71F United Air Canada
Douglas DC-10-30
1991-1992 / 1997-1998
Click here for full size photo! Com a privatização na década de 90, a Vasp iniciou uma grande expansão e lançou vôos internacionais. Em 1991 a companhia incorporou um DC-10-30 na sua frota. Porém a aeronave foi devolvida em pouco tempo, substituída pelo MD-11. Em 1997 a VaspEx, empresa cargueira, também chegou a operar um DC-10-30 por pouco tempo. Total de Aeronaves Operadas: 4
Configurações utilizadas : 255 ou 265 (três classes)
Matricula
Modelo
Origem
Destino
PP-SFB
DC-10-30
PP-SOM
DC-10-30
McDonnell Douglas
PP-SON
DC-10-30
Wilmington Trust
Wilmington Trust
PP-SOV
DC-10-30
Potomac Capital Investment
Wilmington Trust

McDonnel Douglas MD-11
1992-1999
Click here for full size photo! Com a privatização na década de 90, a Vasp lançou vôos internacionais e o MD-11 foram o principal avião para vôos internacionais na empresa. A Vasp voava para destinos na América do Sul, Caribe, Estados Unidos, Europa, África, Japão e Coréia. A companhia chegou a operar com nove MD-11 simultaneamente. Mas em 1999 a companhia, que estava com dificuldades financeiras, resolveu cancelar todas as rotas internacionais e se voltar somente para o mercado nacional. Todos os MD-11 foram devolvidos por falta de pagamento do leasing. Sem os MD-11 e 737 adicionais, a frota da Vasp ficou somente com as aeronaves próprias.Total de Aeronaves Operadas: 10
Configurações utilizadas : 297 (duas classes) / 293, 318, 325 e 326 (três classes)
Matricula
Modelo
Origem
Destino
N277WA
MD-11ER
World Airways
World Airways
PP-SFA
MD-11P

PP-SFD
MD-11P

Boeing
PP-SFO
MD-11ER
encomenda cancelada
PP-SFP
MD-11ER
encomenda cancelada
PP-SOW
MD-11P

Varig (PP-VQL)
PP-SOZ
MD-11P

Varig (PP-VQM)
PP-SPD
MD-11P
Gemini
PP-SPE
MD-11P
Gemini
PP-SPK
MD-11P

Boeing
PP-SPL
MD-11P

Boeing
PP-SPM
MD-11P

> Histórico de encomendas :

Data Encomenda
24/09/97 10 Boeing 737 (cancelado)
11/10/96 10 A310-300 ( 2 para Ecuatoriana e 2 para LAB) (cancelado)
02/09/96 1 MD-11
02/07/96 1 MD-11
07/95 10 B737-300 (cancelado)
26/06/95 2 MD-11
21/07/82 9 A310-200 (cancelado)
04/82 13 B737-300 (cancelado)
21/01/81 3 A300B2
22/01/80 4 B727-200
21/03/77 2 B727-200
09/1975 2 B737-200 e 2 B737-200C
05/1974 5 B737-200
03/1973 3 B737-200
05/1972 1 B737-200
19/04/68 5 B737-200
22/06/67 2 BAC1-11-400
24/04/67 3 DC-9-10 (cancelado)
29/09/62 4 Caravelle 6R (cancelado)

Intenções
Adquirir E-jets
Converter um A300B4 para cargueiro
3 B767-300

 

 
 

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