quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GOL



  
A Gol Linhas Aéreas trazendo um conceito inédito no Brasil, o "Low Cost, Low Fare" (Baixo custo, baixa tarifa). A empresa surgiu no dia 1º de agosto de 2000 e iniciou suas operações no dia 15 de janeiro de 2001 com quatro Boeings 737-700. Pertence ao Grupo Áurea que é constituído por 38 empresas e sob a direção do empresário Constantino de Oliveira Júnior. A Gol se inspirou na empresa norte-americana Jet Blue, que visa o mercado de quem viaja a negócios mas deseja qualidade e preço baixo. Tudo isso é possível por causa das reduções dos custos. Para reduzir os custos, a empresa terceirizou tudo,  retirou o fogão das aeronaves, ganhando mais espaço para colocar mais assentos, menos tripulantes nas aeronaves, a empresa não possuía sem lojas (vendas somente pela internet ou telefone) e etc. Além disso as aeronaves voam em uma altitude maior e ficam menos tempo em solo, com isso a aeronave voa mais vezes por dia. Com tudo isso  o custo da Gol era muito menor do que seus concorrentes. Enquanto um Boeing 737-800 da Varig transportava 157 passageiros, um Boeing da 737-800 da Gol transporta 187 passageiros.
Em novembro de 2001 a empresa conseguiu autorização para operar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Conseguiu, também, autorização para operar na ponte aérea Rio-São Paulo. Na estréia, no dia 17 de março de 2002, a Gol realizou 22 vôos por dia, com a tarifa mais baixa do mercado, o que obrigou as demais companhias a reduzirem seus preços. A filosofia da Gol conquistou os passageiros de grandes companhias, pois além de oferecer preços 50% mais baixos que as grandes empresas nacionais, possui uma equipe qualificada e preocupada no bem estar do passageiro. O serviço de bordo não é sofisticado, e em alguns trechos são servidos apenas refrigerantes, água, barra de cereais, amendoins. As aeronaves são de última geração, sendo a frota exclusiva de Boeing 737-700 e 737-800, um dos modelos mais modernos do mundo e no Brasil somente a Varig operou estes modelos antes da Gol. A venda dos bilhetes se dá através da internet ou via telefone. Foram banidos os papeis (bilhete), o passageiro necessita ter apenas o código da reserva para fazer o check-in.
No dia 7 de agosto de 2001, com apenas sete meses de operações, a Gol registrou a marca de 1 milhão de passageiros transportados.
Em 15 de janeiro de 2002 a Gol completou um ano de existência, tendo transportado 2.250 milhões de passageiros, mantendo uma marca de 62% de ocupação, contra os 58% que eram a meta da empresa. Em seu aniversário a empresa estava voando para 17 destinos nacionais e encomendou mais dois Boeing 737-700 e dois 737-800.
Em 22 de Dezembro de 2004, com apenas quatro anos de existência, a Gol iniciou a sua primeira rota internacional para Buenos Aires, com dois vôos diretos e diários desde Guarulhos. A Gol sem duvidas foi a companhia aérea mais bem sucedida do Brasil. A cada ano ela crescia exponencialmente e obtinha lucros cada vez maiores. Em 2004 chegou a invejável posição de quarta companhia aérea mais lucrativa do mundo ! Seu lucro operacional e liquido foram o vigésimo maior do mundo entre as companhias aéreas em 2004. E como se não bastasse, a empresa anunciou junto a Boeing, a maior compra de aeronaves feita por uma companhia aérea brasileira : 43 aeronaves. E depois ainda aumentou para 101 !
Em 2005 a Gol se expandiu internacionalmente, inaugurando vôos para Santa Cruz de La Sierra e Assunção. Em Abril desse ano, a Gol passou a Varig no mercado nacional, se tornando a segunda maior nesse mercado.
Em 28 de Abril de 2007 a Gol anuncia a compra da VRG Linhas Aéreas por aproximadamente 400 milhões de Dólares. A ambição da Gol era expandir suas rotas, através da VRG, para a Europa e Estados Unidos e desbancar a Tam se tornando a maior companhia aérea do Brasil. A VRG recebeu
Boeings 737-700 e 800 para aumentar a frota e substituir os antigos Boeings 737-300 e para os vôos intercontinentais, onze Boeings 767-300 e um Boeing 767-200. O primeiro novo vôo intercontinental foi São Paulo-Paris-Roma. Depois para Londres, México e Madrid. Porém o plano da Gol não saiu como o esperado. A VRG amargou péssimas ocupação em seus vôos, tanto nos nacionais, quanto nos internacionais. E para piorar, o preço do combustível "explodiu". Como resultado, a Gol ficou no vermelho pela primeira vez.
Em 2008 a Gol recuou. Reduziu os vôos intercontinentais para apenas Paris e Madrid. Mas a VRG continuava com ocupações abaixo de 50%. Então, poucas semanas depois, decidiu encerrar os todos os vôos intercontinentais. E a VRG foi fundida com a Gol, na tentativa de reduzir os custos que tinham aumentado vertiginosamente com a compra da VRG. Na verdade a Gol é quem foi absorvida pela VRG, pois a ela possuía vários benefícios fiscais.
No final do ano, a Gol lança a classe "Comfort", que é uma classe econômica diferenciada. O passageiro para mais e tem benefícios como uso das salas VIP, maior acumulo de milhas, serviço de bordo diferenciado, entre outros. A classe Comfort está presente no que restou dos vôos operados com a marca VRG : para Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas.
A fusão melhorou a situação da Gol, mas no inicio de 2009 a ocupação dos vôos começou a rondar os 50% e os internacionais chegaram a ficar abaixo de 50%. Ela não pensou duas vezes e acabou com os vôos para Lima e reduziu os vôos para Santiago, Caracas e Bogotá. A empresa também mudou o serviço de bordo, "aposentando" a barrinha de cereal, associado à ela, e passou a oferecer sanduíches. Mas a grande aposta da Gol em 2009 para se salvar foi o Smiles, o programa de fidelidade herdado da VRG. Em 2009 a Gol fechou acordos com Air France, Klm e American Airlines e fez várias promoções. O plano parece ter dado certo; No inicio da alta temporada de 2009 a ocupação nos vôos da Gol melhoraram bastante e companhia começou a ameaçar novamente a liderança da Tam no mercado nacional.
Em 2010 a Gol reativou quatro Boeing 767-300 para operarem vôos fretados, pois a empresa estava com dificuldades para repassar as aeronaves e resolveu fazer vôos fretados para diminuir o prejuízo gerado com essas aeronaves paradas. Além disso, a Gol também voltou a investir no mercado internacional, dessa vez com vôos para o Caribe. Ilhas como Aruba, Punta Cana e Bridgetown começaram a receber vôos operados com a marca Varig. Em Julho, o Smiles anunciou acordo com o Delta para acumulo e resgate de milhas.
Em Fevereiro de 2011 a companhia fez história, ao passar pela primeira vez a
Tam no mercado nacional. Porém a liderança foi perdida no mês seguinte. Também no inicio do ano de 2011 a Gol finalmente aposentou o último Boeing 737-300 da frota. Em Setembro a companhia lançou o "Gol No Ar" um portal de entretenimento que pode ser acessado através de telefones celulares, notebooks e tablets à bordo das aeronaves da companhia. Através da conexão Wi-Fi nas aeronaves, os passageiros têm à sua disposição uma variedade de filmes, músicas, notícias, jogos e etc.
Em 1 de Junho de 2011 a Gol encerrou os vôos para Bogotá, devido à forte concorrência com Avianca e Tam. No mesmo mês a  companhia foi a primeira da América Latina a receber e operar o primeiro Boeing 737 com "Sky Interior".
Em 8 de Julho de 2011 a Gol
anunciou a compra da WebJet por R$310 milhões. As especulações para o motivo da compra são os slots nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont; que estão saturados e não estão aceitando novos vôos. Outro motivo é afastar a possibilidade de grupos estrangeiros entrarem no setor. A RyanAir já vinha demonstrando interesse em comprar a WebJet há algum tempo. O mesmo ocorreu com a Varig, onde houveram negociações com a Air Canada e Lan.
Um outro motivo é também a busca pela liderança no mercado doméstico. A Gol
já chegou a ultrapassar a Tam em Fevereiro, mas perdeu a liderança no mês seguinte e a diferença entre as duas aumentou nos últimos meses. A intenção inicial da companhia era acabar com a marca WebJet, mas devido à reação negativa do Cade a empresa mudou de idéia e afirma que está estudando possibilidades de usar a marca WebJet.
Em dezembro de 2011 a Delta Air Lines comprou US$ 100 milhões em ações da Gol, obtendo uma participação de aproximadamente 3%. Além disso haverá um representante da Delta no Conselho de Administração da companhia. Com a operação a Delta e a Gol ampliaram o acordo de Code-Share. O acordo deu um fim aos Boeing 767 remanescentes da Varig, que foram repassados para Delta.

Evolução da empresa :
Pintura / Variantes :
GOL :
Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!
Pinturas Especiais:
Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!Click here for full size photo!
Marcas:

A Gollog é o braço cargueiro da Gol.

O Voe Fácil é um cartão que permite que seus clientes comprem passagens aéreas pela internet sem precisarem ter um cartão de crédito e ainda com a possibilidade de parcelamento em até 36 vezes.

A Varig foi comprada em 2007 e opera voos internacionais mais longas.
A Classe Comfort existe nos voos operados com a marca Varig. Há uma série de diferenciais como maior espaço entre poltronas, maior acumulo de milhas, pratos quentes e entretenimento a bordo individual.


O programa Smiles é o programa de fidelidade do grupo Gol e foi adquirido com a compra da Varig em 2007.

Fundação : 2001
Principais Aeroportos : Aeroporto de Congonhas, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aeroporto Internacional de Confins
Sede : São Paulo
Códigos : GLO / G3
Aeronaves atuais da frota : Boeing 737-700, Boeing 737-800
Aeronaves já operadas : Boeing 737-300, Boeing 767-200, Boeing 767-300
Destinos nacionais : Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Navegantes, Joinville, Chapecó, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Uberlândia, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Palmas, Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Aracaju, Maceió, Recife, Petrolina, João Pessoa, Campina Grande, Fernando de Noronha, Natal, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Teresina, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, São Luis, Imperatriz, Belém, Marabá, Santarém, Macapá, Manaus, Boa Vista. (47 destinos)
Destinos internacionais : Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Mendonza, Rosário, Santiago, Assunção, Santa Cruz de La Sierra, Caracas, Aruba, Barbados, Curaçao, Punta Cana, Panamá (em Code-Share) (14 destinos)
Destinos (total): 61
Code-Share : Copa, American Airlines, Air France, Delta, Aerolineas Argentinas.
Destinos nacionais já servidos : São José do Rio Preto, Uberaba, Cabo Frio.
Destinos internacionais já servidos : Bogotá, Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário